Dez estratégias para gerir seu tempo com eficiência


Ultimamente você tem experimentado uma sensação de urgência, ansiedade, dificuldade de relaxar, esgotamento mental e a percepção de que 24 horas é pouco para resolver suas coisas? Já parou para observar como tem administrado seu tempo? É sobre isso que vamos falar! 


A maior parte das pessoas tem dificuldades em fazer bom uso de suas horas por vários motivos, alguns deles seriam falta de consciência do valor que o tempo tem, ineficiência em  organizar e planejar afazeres, procrastinação, desejo de dar conta de tarefas que não cabem no seu dia, dentre várias outras razões.

 Tempo é algo valioso. Não podemos economizá-lo, ou seja, não podemos guardá-lo para utilizá-lo em outra ocasião. Acredito que o primeiro passo para se fazer bom uso dele é esta conscientização, de que nascemos com um número de horas ilimitado, porém no fim das contas  a vida é finita.

Eu te apresento algumas razões para mudar a forma como vem administrando as horas dos seus dias e tornar sua vida mais produtiva e gratificante: Menos ansiedade, redução do estresse, mais satisfação consigo mesmo, mais qualidade de vida, mais energia e disposição, melhores resultados, mais tarefas executadas e menos acúmulo, mais tempo livre e menos tempo perdido, dedicação do tempo às coisas que realmente agregam.

Muitas vezes administramos nosso tempo de forma automática e relativamente inconsciente. Inconsciente no sentido de que não paramos para refletir e analisar as solicitações que nos são feitas e vamos incluindo afazeres na ilusão de que daremos conta. Cuidado! É um auto engano crer na ideia de  que “aguenta mais um pouquinho” ou “ que dará um jeito para fazer”.

Administrar bem o tempo também requer a aceitação e o estabelecimento de limites, por isso quero dar ênfase às horas livres. Sim, horas livres! Por que elas são indispensáveis. Não somos máquinas e a vida não pode se resumir a execuções de afazeres, resoluções de problemas, desempenho de atividades e assim por diante. É importante que se conjugue na vida o verbo existir e criar tempo para simplesmente ser.

         Tenha em mente que organizar e administrar seu tempo está totalmente sob seu controle e depende das escolhas que faz a partir das decisões que toma, e através de atitudes simples, como estas que vou sugerir a você,  irá melhorar a qualidade da sua vida:


- Inicie pela organização de suas tarefas, listando-as e estabelecendo prioridades;
- Não sobrecarregue seu cérebro, desenvolva o hábito de anotar tudo. Você pode usar aplicativos para facilitar suas anotações  e lembretes;
- Aprenda a fazer renúncias. Aceite que você tem limites e não dará conta de tudo;
- Diminua sua a auto cobrança. Faça o seu melhor, porém lide com a frustração no momento em que as coisas não saírem exatamente como esperou. Numa próxima você aprimora!
- Evite a procrastinação. Não acumule afazeres;
- Delegue tarefas, peça ajuda;
- Aprenda a dizer “não”.  Estabeleça limites para si e para os outros. Desta forma evita-se a sobrecarga e abusos;
- Faça uma coisa por vez. Não inicie várias atividades ao mesmo tempo. Evite esgotar-se;
- Valorize as pausas ao longo do dia. Elas são revigorantes e contribuirão para que você tenha mais criatividade e energia;
- Planeje sempre seu dia e sua semana, não esquecendo de incluir em meio as atividades um tempo para si mesmo.

Em suma, as atividades do nosso dia a dia são infindáveis, sempre teremos algo a realizar, mas se soubermos equilibrar tempo e tarefas com certeza desfrutaremos de uma boa qualidade de vida. Lembre-se podemos acumular muitas coisas, menos o tempo. Pense nisso! Mude sua cabeça!

Forte abraço!

Carla Presutti
Psicóloga/ Psicoterapeuta



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou

Qual é o seu estilo: Passivo, Agressivo ou Assertivo?

Atendimentos em Consultório